top of page
  • Foto do escritorCAUÊ OLIVEIRA

Desenvolvimento de lideranças: como escolher o treinamento ideal para sua equipe?


Ter colaboradores com as habilidades necessárias para as demandas do dia a dia é essencial em uma organização que visa crescimento, principalmente na liderança. Nesse sentido, contar com programas de desenvolvimento nas empresas potencializa a alta performance.


Os bons profissionais estão sempre em busca de melhorar seu desempenho, aprimorando habilidades e competências. A empresa que não investir nesses aspectos corre o risco de perder seus principais talentos para a concorrência.


Neste post falamos sobre a importância de desenvolver bem os talentos e como implementar um programa na empresa. Continue lendo para identificar o melhor tipo de treinamento e como a Youleader e suas soluções podem auxiliar nesse processo!


Por que ter programas de desenvolvimento nas empresas?


Assim como acontecem mudanças no mercado, nas organizações não é diferente. Entre formatos de trabalho, ferramentas e métodos, as novidades não param de chegar e é preciso manter os colaboradores atualizados.


Em um estudo feito pelo Great Place to Work®, “Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil em 2021”, os funcionários com os maiores índices de confiança são aqueles que têm oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento de valores.


Fora isso, a necessidade individual de crescimento e desenvolvimento é um fator inerente aos talentos de potencial elevado. Investir no aprimoramento das skills comportamentais e técnicas pode, portanto, ser considerada uma estratégia de negócio.


Quando a empresa, junto com o RH, define programas de desenvolvimento, mostra aos colaboradores a importância do seu capital humano. Esse comportamento fortalece o vínculo, uma vez que os talentos encontram na própria empresa, oportunidades de crescimento e desenvolvimento na carreira.


Com alternativas voltadas para o desenvolvimento de líderes e de profissionais em posições diversas, os treinamentos agregam valor em vários sentidos. Um deles é o fortalecimento da conexão do fit cultural com a cultura organizacional que, no início, fez com que candidato e empresa decidissem unir forças para alcançar os objetivos.


Quais são os principais tipos de programas de desenvolvimento nas empresas?


Antes de pensar sobre a implantação de um programa de desenvolvimento na empresa, é preciso entender quais são as dores da empresa e em qual parte focar primeiro, tendo em vista que os programas são fundamentais a todos os níveis de profissionais.

Entretanto, a empresa precisa estruturar um ciclo de desenvolvimento para que toda a organização possa evoluir e traçar uma jornada contínua de aprendizagem.

Veja as características dos principais programas nas empresas e os treinamentos que incluem para definir o mais adequado à sua organização!


In Company


Os programas de desenvolvimento que ocorrem dentro da empresa, priorizam a capacitação dos talentos nas habilidades utilizadas no dia a dia, sejam elas técnicas ou comportamentais, visando a otimização da rotina, de acordo com as necessidades.

Podem ser aplicados a todos os níveis, do operacional ao gerencial, sempre focados em melhorias, alinhando expectativas e objetivos. Trazem a intenção de promover melhorias para que os colaboradores estejam mais aptos a exercer suas funções com eficiência.

Na Youleader, existem treinamentos destinados aos diversos níveis, desde estagiários e trainees até a alta liderança, feitos de acordo com a necessidade de cada empresa.


On Company

Muitos treinamentos à distância são motivados pela dificuldade de reunir todos os talentos em um mesmo ambiente ou horário, pela redução de custos ou ainda, pela flexibilidade individual.

O fato de ser on-line permite que o treinamento seja realizado a partir de dispositivos com internet, de qualquer lugar, sem a necessidade de se deslocar e gerar estresse.

Entretanto, as aulas são síncronas, com datas específicas para acontecer e prazo de encerramento. Esse modelo de aprendizado permite que o aluno:

  • não acumule matéria;

  • receba feedbacks imediatos;

  • aprenda no próprio ritmo, sem pressão.

Out Company

Os treinamentos realizados fora da empresa podem ser estratégicos, quando a intenção é tirar o colaborador do ambiente de trabalho para que ele tenha maior concentração e melhor aproveitamento.

Normalmente agendados para uma data e horários específicos, o fato de ser presencial colabora para maior proximidade entre os participantes que podem atuar juntos ou em departamentos diferentes, conforme a demanda e, também, necessidade da empresa.


Como implementar um programa de desenvolvimento?


Não basta apenas oferecer treinamentos, sob o risco de não surtir o efeito desejado se não fizer sentido para a organização e, sobretudo, para os talentos envolvidos. É preciso analisar, entre metodologias e aplicações, o que será capaz de impulsionar o aprendizado.

Por isso, antes tornar público a existência e aplicação de um programa de capacitação e treinamento, considere as nossas dicas!


Identificação dos objetivos

O primeiro passo é entender o momento da empresa e o que se espera de um programa de desenvolvimento.

Muitos programas estão atrelados ao comportamento, enquanto outros têm como foco o aumento da produtividade. Encontrar um objetivo central ajuda em:

  • mapeamento e definição do melhor tipo de treinamento;

  • quem serão os participantes e como será o cronograma de atividades;

  • itens que podem ser conversados e definidos de forma conjunta ao fornecedor do serviço.

Levantamento das habilidades a serem desenvolvidas


Após a identificação de um ou mais objetivos, a próxima etapa requer um levantamento das habilidades que serão trabalhadas. Isso porque elas precisam fazer sentido para a empresa, mas também para os talentos considerando a necessidade de participação e engajamento.

No levantamento, algumas respostas vão surgindo e desenhando o programa de uma forma mais consistente. É a etapa de verificação do nível atual de conhecimento de toda a equipe, do operacional à liderança.

É também o momento de analisar se os perfis adequados ocupam a vaga certa ou o que é necessário para adequar e estabelecer esse equilíbrio. Muitas vezes, basta o desenvolvimento de algumas habilidades específicas para que um profissional revele todo o seu potencial de liderança.


Escolha dos treinamentos

O passo seguinte será segmentar o treinamento, facilitando o direcionamento dos talentos, cada um, conforme as habilidades a serem desenvolvidas e já apontadas. Um treinamento corporativo precisa ser divulgado, convocando os participantes, por meio de uma comunicação institucionalizada.

De modo geral, os treinamentos são subdivididos por hierarquia e atribuições de cada cargo, contemplando aspectos comportamentais e técnicos. Assim, os mais aplicados são:

  • desenvolvimento da liderança;

  • treinamento comportamental;

  • capacitação e atualização técnica.

Cada um desses treinamentos engloba variações, definidas pelo RH junto com a alta gestão da empresa (para líderes) ou com as lideranças de cada área (para suas equipes), garantindo que todos que necessitam de treinamento sejam acolhidos e acompanhados do início ao fim da jornada de aprendizagem.


Criação de uma jornada de aprendizagem com a liderança


Os programas de desenvolvimento nas empresas obedecem a essa jornada de aprendizagem, que consiste nos passos dados em busca de mais conhecimento e capacitação para ocupar um cargo, exercer uma função e executar as atividades com excelência.


Ao planejar o programa de desenvolvimento e pensar nas habilidades, deve-se pensar também no caminho trilhado pelos participantes. Eles são corresponsáveis no processo, logo, protagonistas do próprio aprendizado.


Para assegurar a implementação adequada de um programa de desenvolvimento, você pode contar com a Youleader e sua solução de treinamento personalizado para lideranças e colaboradores, conforme as necessidades da empresa.


Nossa proposta é ajudar na construção de programas de desenvolvimento nas empresas que sejam eficientes e bem-sucedidos. Nosso programa contempla:

  • Colaboradores — treinamentos que colocam os talentos no centro do negócio como peça fundamental do sucesso da empresa e, em contrapartida, entende que estão no melhor lugar para trabalhar;

  • Primeira gestão — aborda o início da trajetória de um líder com seus desafios, conflitos, metas a cumprir, feedbacks a dar e receber, em um processo contínuo de aprendizado;

  • Média liderança — para lideranças que já estão mais maturadas e precisam manter a confiança da equipe, assim como em suas próprias habilidades para alcançar melhores resultados;

  • Senior leaders — mesmo com toda a experiência, um líder sênior precisa sair da zona de conforto e atentar para as novidades e atualizações impostas pelo mercado e se preparar para acompanhar as equipes nesse processo.

Os programas de desenvolvimento nas empresas têm em comum o desejo de evolução e crescimento, tanto das pessoas quanto da organização. Quanto mais bem elaborados, melhor será o aproveitamento, impactando positivamente os resultados do negócio.


Gostou do post? Aproveite para bater um papo com a gente da Youleader, conhecer nossas soluções e desenvolver um programa diferenciado de desenvolvimento aos colaboradores da sua empresa.

5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page